O Tangram é um antigo quebra-cabeça de origem chinesa, formado por sete peças geométricas, chamadas de tans: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com essas peças, é possível montar milhares de figuras diferentes, representando objetos, animais, pessoas e formas abstratas.
Além de ser um jogo de raciocínio e criatividade, o Tangram é uma ferramenta poderosa para o ensino da geometria, pois permite explorar conceitos como formas, áreas, perímetros, simetria e proporção. Ao rearranjar as peças para formar novas figuras, o jogador desenvolve o pensamento espacial, a percepção visual e a capacidade de resolução de problemas.
Historicamente, acredita-se que o Tangram tenha surgido há mais de 200 anos na China, sendo levado depois para a Europa, onde ficou conhecido como “o quebra-cabeça das sete peças”.
O Tangram mostra de maneira simples e divertida como a matemática pode estar presente em jogos e desafios lógicos, estimulando a imaginação e o aprendizado de forma lúdica.