Parede de Ilusões de Ótica

Ilusão de ótica é um termo usado para ilusões que “enganam” o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um outro modo.

A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decodificada e interpretada. Porém, em determinadas condições, essa interpretação pode ser errônea, pois temos certa dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias. A essa interpretação errônea do que vemos damos o nome de ilusão de óptica. 


Duplo Cone

Em um paradoxo mecânico, o duplo cone aparentemente sobe uma rampa. Na realidade, o centro de massa (ponto em relação ao qual o peso está igualmente distribuído) dos cones está sempre descendo.

O disco de madeira tem em sua borda um orifício praticado ao longo de um raio. Esse buraco é preenchido com chumbo (ali teremos um cilindro de chumbo), deixando-se um espaço livre para ser preenchido com a mesma madeira do disco, disfarçando o buraco.

O centro de gravidade do sistema fica bem próximo ao cilindro de chumbo, ou seja, próximo da borda. Colocando-se o disco no início de um plano inclinado, com o disfarce para cima, o disco rola plano acima, com o intuito de baixar o centro da gravidade. 

Vortex – Canhão de ar

Quando puxado o mecanismo do canhão, uma onda de ar é emitida. É então liberado um vórtice(movimento forte e giratório) de ar capaz de percorrer uma certa distância e de perturbar o que estiver em seu caminho. Para deixar o experimento mais interessante, pode ser colocado um produto para que o canhão emita fumaça.
O nome Vortex é a versão em inglês para a palavra vórtice, que significa movimento forte e giratório.
Apesar de o canhão de ar do Parque de C&T ser especialmente produzido com este fim, é possível realizar um experimento parecido dentro de casa usando um balde, por exemplo.

Segue abaixo um vídeo mostrando a construção de uma versão caseira:
https://youtu.be/Qp7UgQ4TBkg


Bobina de Tesla

(NÃO SE APROXIMAR COM CELULAR)

A bobina de Tesla é um transformador ressonante que gera altas tensões e emite faíscas. Foi primeiramente construído por Nikola Tesla em 1890. Ao aproximar uma lâmpada do transformador, a mesma acenderá conforme a emissão de faíscas pelo transformador.

Este experimento é formado por dois circuitos elétricos, podendo ser utilizados diversos componentes diferentes. A maioria é composta por um transformador com núcleo de ar, um capacitor primário, um centelhador, uma bobina primária e uma bobina secundária.

O funcionamento acontece da seguinte forma: o transformador carrega o capacitor e aumenta a tensão da rede, que é transferida para um centelhador que descarrega sobre a bobina primária. Esta bobina é montada próxima à base da bobina secundária que é ligada a terra. Aos poucos a energia que está oscilando com baixa tensão e alta corrente na bobina primária é transferida à bobina secundária, que apresenta oscilação de baixa corrente e alta tensão. Quando a energia se extingue no circuito primário a sua oscilação, que está apenas no secundo circuito, alimenta faísca e corona de alta frequência. Esta combinação de alta frequência e alta tensão pode gerar um campo elétrico alto, capaz de ionizar o ar e se propagar como faíscas.


Globos de Plasma 

O globo de plasma é constituído por uma esfera de vidro com um gás a baixa pressão e por um eletrodo central a alta tensão. Descargas elétricas provocam a excitação e a ionização de alguns átomos de gás. Os átomos excitados, ao voltarem ao estado inicial, emitem luz.

Quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está. 


Sistema Solar

Os planetas pendurados no teto fazem parte do sistema solar. Temos a seguinte ordem a partir do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Tangram

O Tangram é um quebra-cabeças geométrico chinês formado por sete peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.

Acredita-se que o Tangram foi inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular. Há várias lendas sobre a sua origem e o seu renascimento no mundo dos mortos. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com eles era possível formar várias formas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em sete pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras, de diversas formas. 

Pêndulo de Newton

É construído a partir de uma série de pêndulos (normalmente cinco) adjacentes uns dos outros. Cada pêndulo está anexado a uma armação por duas cordas de igual comprimento e ângulos opostos formados entre estas. Se essas cordas não fossem iguais em comprimento, as bolas ficariam desequilibradas. Esse arranjo de cordas restringe os movimentos do pêndulo ao mesmo plano. O comportamento do pêndulo decorre da conservação do momento e da energia apenas no caso de dois pêndulos. Na verdade, se houver n pêndulos existem também n velocidades desconhecidas para serem calculadas a partir das condições iniciais. Uma outra condição para o resultado observado é que uma onda de impacto deve se propagar livre de dispersão por entre a cadeia de bolas. 

Pião Tippe Top

É conhecido popularmente como o pião que vira de cabeça para baixo ao girar. É um pequeno pião que, ao ser rotacionado, fica em pé e gira sobre sua haste. A força do atrito com o chão e a elevação de seu centro de massa produzem tal efeito. Assim como muitos outros experimentos, envolve conceitos relacionados ao centro de gravidade 


Rampa com loop

A energia no sistema é conservativa, logo a energia inicial que a bola de bilhar tinha no ponto de altura h será transformado em energia potencial e cinética no ponto de altura máxima do looping. Na altura máxima do looping, a altura será 2R, e a velocidade nesse ponto será a velocidade mínima, dada por v = √(Rg) 

Gerador de Energia Manual

Em vez do dispositivo ser acionado automaticamente, o modelo é acionado por uma manivela ou qualquer outro dispositivo que crie tensão entre os motores internos. Dessa forma, é gerada energia mecânica que, em seguida, é transformada em energia elétrica que acende os LEDs.

É uma forma de demonstrar a lei da conservação de energia, lei esta que estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante, ou seja, que energia não pode ser criada nem destruída, a energia pode apenas transformar-se. 

Associação de polias

São dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido (mas mantendo a intensidade) da força que traciona ou tenciona um fio ou uma corda ou podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força. A cada polia móvel colocada, a força necessária para movimentar certo objeto diminui pela metade.

Em maior escala e no dia-a-dia, polias são utilizadas principalmente para movimentar objetos pesados. 

Modelos do sistema tegumentar

Sistema tegumentar é o conjunto de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos. Esse revestimento externo é chamado de tegumento ou integumento e nos vertebrados também é chamado de pele. As estruturas que formam o sistema tegumentar humano são: células, tecido conjuntivo, pelos e unhas. Os modelos presentes no Parque de C&T facilitam o entendimento de como funciona este sistema. 

Modelos 3D do DNA

Em 1953, Francis Crick e James Watson propuseram que a molécula de DNA era constituída de uma dupla hélice de cadeias antiparalelas de nucleotídeos interconectadas pela energia cooperativa de muitas pontes de hidrogênio que se estabeleciam entre as bases complementares, púricas e pirimídicas, dos nucleotídeos. A proposta da dupla hélice baseava-se em três pontos:

Nos modelos do Parque de C&T, observa-se como os componentes do DNA estão dispostos nas células humanas.


Pilha Humana

Consiste em duas placas: uma de cobre e outra de alumínio, conectadas a um voltímetro. Colocando uma mão em cada placa, o corpo serve como condutor de eletricidade (eletrólito) e uma voltagem pode ser observada. O valor medido varia devido vários fatores, como a pessoa que atua como condutor, a umidade do ambiente etc. 

Plano Inclinado

Consiste de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão em alturas diferentes. Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo na vertical, a força a ser aplicada é reduzida, porém a distância pela qual o objeto deve ser deslocado aumenta.